terça-feira, 17 de janeiro de 2012

UMA EXPERIÊNCIA INCRÍVEL!!!



ONTEM (16), PARTICIPEI DE UM GRUPO DE ESCLEROSADAS (OPS E UMA ESCLERÓTICA) ... DESCULPA A BRINCADEIRA! MAS SOMOS ESCLEROSADAS ... RS. É ENGRAÇADO COMO OS SINTOMAS SÃO OS MESMOS. UMAS COM INTENSIDADES MAIORES, OUTRAS MENORES. UMAS COM MAIS "EXPERIÊNCIAS" E OUTRAS APRENDIZES (COMO EU!). MAS TODAS, SEM EXCEÇÃO, SÃO COMPLETAS, COM INTERESSES, OPINIÕES E SENTIMENTOS.

TODAS EM BUSCA DO "RESTO DE SUA PESSOA". DIGO ISSO POIS ACREDITO QUE COM TANTOS PROBLEMAS E PREOCUPAÇÕES ANTES DE DESCOBRIR A DOENÇA, UMA ÉPOCA QUE COM CERTEZA TODAS FICARAM ASSOBERBADAS PELO ESTRESSE E MUDANÇAS RELACIONADAS COM A EM.

INFELIZMENTE A EM É UMA VISITANTE INESPERADA QUE CHEGA DE MALA E CUIA E NUNCA MAIS VAI EMBORA, VAI SE ESPARRAMANDO PELOS CÔMODOS, DEIXANDO TUA MARCA E AFETANDO O ESTILO DE VIDA E AS ATIVIDADES DE TODOS QUE A HABITAM ...  SEJAM FAMILIARES, MARIDO/ESPOSA, NAMORADO (A), AMIGOS, ENFIM ... UMA INTRUSÃO QUE CABE A TODOS APRENDER A SE ADAPTAR. PRINCIPALMENTE NÓS PACIENTES COM EM. QUE PERDEMOS NOSSA INDEPENDÊNCIA, GERAMOS O MEDO E A INSEGURANÇA, AS INCERTEZAS, A CABEÇA FICA A MIL, PENSAMENTOS VÃO LONGE ... LÁ NA FRENTE ... NO FUTURO! E AGORA!?!?!?

MAS AS BUSCAS SÃO AS MESMAS, PORÉM CADA UMA COM PECULIARIDADES DIFERENTES, ABORDANDO SEUS DESAFIOS COM SEU ESTILO PARTICULAR, LIDANDO COM OS DESAFIOS DIÁRIOS DA VIDA COM UMA DOENÇA CRÔNICA!

UMA COISA É CERTA - A ADAPTAÇÃO É CONTÍNUA, O DESAFIO É CONTÍNUO E A VIDA TAMBÉM!

TODAS SÃO GUERREIRAS! A MEDIDA QUE OS SINTOMAS DA EM (SEJAM VISÍVEIS OU NÃO) APARECEM E DESAPARECEM, OU SURGEM E FICAM, A ADAPTAÇÃO E O MODO DE ENFRENTÁ-LA FLUEM E REFLUEM. SIM, SOMOS GUERREIRAS! ENTRAMOS NUMA GUERRA SEM PEDIR, MAS NÃO PODEMOS DESISTIR, POIS A LUTA É POR NÓS MESMAS!

PARABÉNS PELA INICIATIVA DAS PROFISSIONAIS DO CEFIR (CLÍNICA QUE FAÇO FISIO). FOI UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA E MUITO VALIOSA E TENHO CERTEZA QUE CADA UMA QUE PARTICIPOU LEVOU PARA CASA UMA NOVA LIÇÃO. AFINAL ESTAMOS NESTA VIDA PARA APRENDER ... COM OU SEM ESCLEROSE!

"A QUESTÃO É ADAPTAR-SE À MUDANÇA, E NÃO PARAR DE VIVER POR CAUSA DELA" (DESCONHECIDO)

2 comentários:

  1. Sem duvida pra mim Esclerosada/ Esclerótica tb foi uma experiencia ímpar. Ao meu ver é sempre bom trocarmos experiencias com outras pacientes,que sentem na pele (no sentido figurado é claro esse sentir rs) o que de maneira tão pessoal tb sentimos.
    Fiquei feliz com a iniciativa da CEFIR, pois precisamos de profissionais com essa visão, competência e sensibilidade que nos ajudem a desconstruir tabus e preconceitos.
    Amei seu espaço... ficarei feliz se visitar o meu! bjs

    ResponderExcluir
  2. DIGO O MESMO! CONVERSAR COM QUEM ENTENDE TEUS GRANDES E PEQUENOS PROBLEMAS ... NÃO TEM COISA MELHOR! RS

    ResponderExcluir