VOCÊS JÁ DEVEM TER PERCEBIDO NOS OUTROS TEXTOS, ALGUMAS PERGUNTAS COMO: O QUE VAI ACONTECER COMIGO AGORA? O TRATAMENTO VAI MELHORAR OS MEUS SINTOMAS? VOU VOLTAR A TER UMA VIDA NORMAL? ENFIM ... SÃO TANTAS DÚVIDAS NESTA FASE QUE ACREDITO SER PERFEITAMENTE COMPREENSÍVEIS!
QUARTA-FEIRA (28), FIZ MINHA PRIMEIRA SESSÃO DE TERAPIA, NA VERDADE FOI MAIS UMA AVALIAÇÃO, MAS JÁ ESCLARECEU MUITA COISA QUE PRECISO TRABALHAR, AFINAL, MINHA VIDA, MINHA ROTINA, MEU RITMO VÃO MUDAR SIM E PRECISO ESTAR PREPARADA PARA QUANDO EU RETORNAR ÀS MINHAS ATIVIDADES ROTINEIRAS.
LI NUM SITE (NÃO ME RECORDO!!!) A SEGUINTE FRASE: “MANTER UMA ATITUDE EQUILIBRADA EM RELAÇÃO A ESCLEROSE MÚLTIPLA, COM CERTEZA, IRÁ AJUDÁ-LO A CONHECER MELHOR O TRATAMENTO”. E ISSO É NECESSÁRIO!!! SENÃO VOCÊ MELHORA E ACHA QUE ESTÁ TUDO BEM, PÁRA COM TUDO E AS CRISES VIRÃO CADA VEZ MAIS FORTES, CORRENDO O RISCO DE UMA SEQUELA.
A TERAPIA É UM COMPLEMENTO DO QUE É PRECISO FAZER, MAS É ELA QUE IRÁ AJUDAR A TRABALHAR COM DIVERSOS SENTIMENTOS, COMO O MEDO, A FRUSTRAÇÃO, A RAIVA, A CULPA, A DEPRESSÃO, O ESTRESSE, A ANSIEDADE, ENTRE OUTROS. CONFESSO QUE DESENCADIEI MUITOS DELES E ESSES SENTIMENTOS E PENSAMENTOS NÃO ME AJUDARAM EM NADA NA MINHA MELHORA, MUITO PELO CONTRÁRIO, SÓ FEZ COM QUE A CRISE, POR UM TEMPO, DESSE UMA ESTABILIZADA. OU ALGUNS SINTOMAS RETORNASSEM, POR EXEMPLO, DEPOIS QUE EU FRAQUEJEI, MINHA PERNA VOLTOU A TRAVAR!
BATENDO UM PAPO COM A TERAPEUTA, ELA DISSE QUE É IMPORTANTE QUE O PACIENTE APRENDA A LIDAR COM TAIS SENTIMENTOS QUE A DOENÇA DESPERTA, PARA QUE CADA INDIVÍDUO CONSIGA REAGIR DE MANEIRA POSITIVA. A BUSCA DE AUXÍLIO, COMO EU FIZ, SÓ VAI ME AJUDAR A TER UM EQUILÍBRIO PARA SEGUIR EM FRENTE.
A MINHA MAIOR PREOCUPAÇÃO É SE TEREI ALGUMA LIMITAÇÃO E QUAL SERÁ. E A IDÉIA DA TERAPEUTA É QUE EU TENHA UM ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO PARA APRENDER A RESPEITAR MEUS NOVOS LIMITES, MINHA NOVA CONDIÇÃO. ATÉ PORQUE, QUANDO EU RETORNAR A MINHA ROTINA, VOU ENTRAR EM CONFLITO COM MINHA PERSONALIDADE ÁGIL E A CORRERIA QUE EU VIVIA E QUE EU AMAVA!!!