sexta-feira, 30 de setembro de 2011

NADA COMO UMA BOA CONVERSA!


VOCÊS JÁ DEVEM TER PERCEBIDO NOS OUTROS TEXTOS, ALGUMAS PERGUNTAS COMO: O QUE VAI ACONTECER COMIGO AGORA? O TRATAMENTO VAI MELHORAR OS MEUS SINTOMAS? VOU VOLTAR A TER UMA VIDA NORMAL? ENFIM ... SÃO TANTAS DÚVIDAS NESTA FASE QUE ACREDITO SER PERFEITAMENTE COMPREENSÍVEIS!
QUARTA-FEIRA (28), FIZ MINHA PRIMEIRA SESSÃO DE TERAPIA, NA VERDADE FOI MAIS UMA AVALIAÇÃO, MAS JÁ ESCLARECEU MUITA COISA QUE PRECISO TRABALHAR, AFINAL, MINHA VIDA, MINHA ROTINA, MEU RITMO VÃO MUDAR SIM E PRECISO ESTAR PREPARADA PARA QUANDO EU RETORNAR ÀS MINHAS ATIVIDADES ROTINEIRAS.
LI NUM SITE (NÃO ME RECORDO!!!) A SEGUINTE FRASE: “MANTER UMA ATITUDE EQUILIBRADA EM RELAÇÃO A ESCLEROSE MÚLTIPLA, COM CERTEZA, IRÁ AJUDÁ-LO A CONHECER MELHOR O TRATAMENTO”. E ISSO É NECESSÁRIO!!! SENÃO VOCÊ MELHORA E ACHA QUE ESTÁ TUDO BEM, PÁRA COM TUDO E AS CRISES VIRÃO CADA VEZ MAIS FORTES, CORRENDO O RISCO DE UMA SEQUELA.
A TERAPIA É UM COMPLEMENTO DO QUE É PRECISO FAZER, MAS É ELA QUE IRÁ AJUDAR A TRABALHAR COM DIVERSOS SENTIMENTOS, COMO O MEDO, A FRUSTRAÇÃO, A RAIVA, A CULPA, A DEPRESSÃO, O ESTRESSE, A ANSIEDADE, ENTRE OUTROS. CONFESSO QUE DESENCADIEI MUITOS DELES E ESSES SENTIMENTOS E PENSAMENTOS NÃO ME AJUDARAM EM NADA NA MINHA MELHORA, MUITO PELO CONTRÁRIO, SÓ FEZ COM QUE A CRISE, POR UM TEMPO, DESSE UMA ESTABILIZADA. OU ALGUNS SINTOMAS RETORNASSEM, POR EXEMPLO, DEPOIS QUE EU FRAQUEJEI, MINHA PERNA VOLTOU A TRAVAR!
BATENDO UM PAPO COM A TERAPEUTA, ELA DISSE QUE É IMPORTANTE QUE O PACIENTE APRENDA A LIDAR COM TAIS SENTIMENTOS QUE A DOENÇA DESPERTA, PARA QUE CADA INDIVÍDUO CONSIGA REAGIR DE MANEIRA POSITIVA. A BUSCA DE AUXÍLIO, COMO EU FIZ, SÓ VAI ME AJUDAR A TER UM EQUILÍBRIO PARA SEGUIR EM FRENTE.
A MINHA MAIOR PREOCUPAÇÃO É SE TEREI ALGUMA LIMITAÇÃO E QUAL SERÁ. E A IDÉIA DA TERAPEUTA É QUE EU TENHA UM ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO PARA APRENDER A RESPEITAR MEUS NOVOS LIMITES, MINHA NOVA CONDIÇÃO. ATÉ PORQUE, QUANDO EU RETORNAR A MINHA ROTINA, VOU ENTRAR EM CONFLITO COM MINHA PERSONALIDADE ÁGIL E A CORRERIA QUE EU VIVIA E QUE EU AMAVA!!!

Um comentário:

  1. PERMITIR-SE... NÃO LIMITAR-SE... SABER VIVER.
    Permitir-se...

    ...é tudo o que você precisa para viver, para aprender, evoluir.

    Permitir-se é evitar qualquer limitação, é não limitar-se diante da dúvida, é não esmorecer diante do obstáculo, é não deixar de enxergar uma oportunidade em meio à crise.

    Permitir-se, é amar sem medo de sofrer, é deixar o sofrimento para um fim que pode chegar ou não, mas principalmente, é ter a capacidade de analisar o risco de amar levando em consideração que mesmo que finito, um amor pode em minutos ser tão intenso que valha o risco.
    Não temer esta sensação, esta condição, apenas viver o momento, o agora, a vida é feita de pequenos pedaços, formados por estes momentos, e que no final formam o quebra cabeças que é a vida.
    Permitir-se é passar pela desilusão sabendo que por não limitar-se, qualquer sentimento ruim será passageiro.

    Permitir-se é olhar para as adversidades e enxergar possibilidades, enxergar algo de bom que pode brotar de algo ruim, seja uma lição para o futuro, para a vida, ou simplesmente a oportunidade de testar-se diante dos obstáculos, mas para isso é necessária a coragem de quem sabe o que é... permitir-se.

    Permitir-se... é o resultado de entender que tudo tem sua hora e seu lugar, que a pessoa que sempre deverá ser sincera com você, é você, é reconhecer que todos tem seu valor, que nenhuma ação fica sem reação, e que, como insisto em dizer, "NADA É POR ACASO, O ACASO É RESULTADO DO SEU DESCASO... PRESTE ATENÇÃO AOS SINAIS", neste caso nem o resultado positivo de nossa maior luta, de nossa maior provação pessoal, será por acaso.


    Permitir-se é encontrar um meio de transformar as metas em desafios, os desafios em conquistas, e estas em coragem para continuar.

    O "permitir-se" é tão amplo, tão grande que não tem limites... simplesmente não "limita-se".

    Permitir-se é deixar o lado criança transparecer sem medo do ridiculo, é rir sem controle, é chorar de rir... é contentar-se com a sua realidade mas buscando o melhor sempre, é dar bom dia aos vizinhos, receber os amigos com um sorriso, ou um abraço dependendo da situação, é amar e ser amado, respeitar para ser respeitado, é saber estender a mão.

    Aquele que sabe permitir-se, jamais será limitado pela vontade de outra pessoa, não importa o sentimento ou o tipo de ligação que exista, a individualidade e o amor próprio (não é narcisismo ou egoísmo) devem sempre compor o tripé que mantém qualquer um em movimento, e que pode garantir que o amor, a amizade ou qualquer outro tipo de relação sobreviva. ( a individualidade, o amor próprio e o bom senso garantem que você não monte este quebra cabeças que é a vida, de cabeça para baixo)


    Chegou até aqui, imagine todas as situações que neste momento apresentam-se a você, boas ou ruins, recheadas de dúvidas e incertezas, não importa, respire, analise, olhe para os lados, veja quem está ali, mesmo nos piores momentos, os obstáculos mais assustadores só tomam proporções inimagináveis se você permitir. Então... confie sempre em você, e não se deixe abater, seu maior inimigo mora dentro de você e sempre pergunta..." será?", mas você pode calar esta voz interior com outra pergunta..."porque não?".


    Então... respire, olha à sua volta, você não está aqui por acaso, nada é por acaso, nem as provações, nem os obstáculos, a vida só endurece com quem realmente aguenta a provação, por isso antes de enxergar obstáculos, imagine possibilidades, e... permita-se.

    T.

    ResponderExcluir