domingo, 15 de abril de 2012

EM X VITAMINA D



OUTRO DIA, CONVERSANDO COM UM AMIGO FISIOTERAPEUTA ELE ME PERGUNTOU COMO EU CONSEGUIA IR A PRAIA NORMALMENTE E TOMAR SOL? ... RS ... EU NÃO SOUBE RESPONDER, POIS ME SINTO TÃO BEM NO SOL E NA PRAIA MESMO SABENDO DE TODOS OS “MITOS” QUE FALAM SOBRE ISSO PARA UMA ESCLEROSADA ... RS. MEU MÉDICO DIZ PARA EU APROVEITAR ENQUANTO CONSIGO ... É O QUE EU FAÇO!!!!  VIVO UM DIA DE CADA VEZ ... RS

MAS REALMENTE, CONVERSANDO COM OUTRAS ESCLEROSADAS, ELAS ME CONTAM QUE FICAM BEM FADIGADAS E TUDO MAIS  ... EU REALMENTE ME SINTO INDISPOSTA EM DIAS QUENTES, MAS INEXPLICAVELMENTE TOMANDO SOL E NA PRAIA ... É COMO SE TUDO SUMISSE! COMO EU DISSE ... INEXPLICAVELMENTE ... NO COMEÇO DO ANO PASSEI UNS 10 DIAS NA PRAIA MUUUUUUUUUUUUITO BEM .... QUANDO VOLTEI PRA CASA OS SINTOMAS VIERAM JUNTOS ... RS ... DE REPENTE O FATO DE SAIR DO AMBIENTE ROTINEIRO, SEI LÁ ... FAZ COM QUE ISSO ACONTEÇA DE FORMA SUAVE! NÃO TEM EXPLICAÇÃO ...
EU COMECEI A FALAR SOBRE ISSO, POIS MEU MÉDICO COMENTOU NAS ÚLTIMAS CONSULTAS QUE VAI COMPLEMENTAR MEU TRATAMENTO TRADICIONAL DA EM COM VITAMINAS D! NÃO FALAMOS AINDA MUITO SOBRE ISSO ... ELE GOSTA DE UM PASSO DE CADA VEZ, PRIMEIRO SAIR DO SURTO ... DEPOIS ESPERAR FICAR OK E AÍ SIM VAI PARA UM PRÓXIMO PASSO. SÓ QUE SOU CURIOSA E PESQUISEI ... E FIQUEI BEM ENCUCADA!
LOGO QUE FIQUEI DOENTE, MINHA CUNHADA HAVIA PESQUISADO SOBRE ISSO NA NET E EU FIQUEI COM ESTE NOME NA CABEÇA “GALLI COIMBRA” ... NA ÉPOCA, EU NÃO QUIS ME APROFUNDAR MUITO, MAS COMO MEU MÉDICO TOCOU NO ASSUNTO ME SENTI LIVRE PARA FAZE-LO ... RS E FOI EXATAMENTE ESTE NOME QUE APARECEU NAS PESQUISAS.
““Nas células do sistema imunológico, a vitamina D tem a função de produzir o que se chama de tolerância imunológica, ou seja, de impedir que essas células agridam o próprio organismo, que é o que acontece nas doenças autoimunitárias”, explica Coimbra. Nas pessoas com pré-disposição genética para doenças autoimunitárias, a transformação da vitamina D inativa em ativa (hidroxilase) dentro das células do sistema imunológico é lenta, o que favorece o surgimento desse tipo de doença. “Hoje, já se sabe que o risco de esclerose múltipla aumenta quando se têm níveis baixos de vitamina D. O que propomos é a elevação dos níveis de vitamina D ao ponto máximo que não provoque efeitos tóxicos ao organismo. O sucesso do tratamento com vitamina D vem sendo demonstrado e a única dúvida que resta é quanto aos níveis que se devem atingir para que se obtenha o efeito ideal”, esclarece.”
A MINHA DÚVIDA É A SEGUINTE, MEU MÉDICO DISSE QUE A EM É MAIS AGRAVANTE EM PAÍSES FRIOS, QUE OS CASOS NO BRASIL, POR FATORES CLIMÁTICOS (NO NOSSO CASO TROPICAL) A EM É MAIS AMENA. OK! ELE SABE QUE ME DOU MUITO BEM COM O SOL, QUE TOMO SOL SEMPRE E QUE O FATO DE SE EXPOR AO SOL, PRODUZIMOS A TAL DA VITAMINA D, OU TÔ ERRADA?
“A esclerose múltipla, bem como as outras doenças do sistema imunológico, é um mal dos tempos modernos – e isso também tem a ver com o sol. Nossos antepassados sofriam muito menos com isso. “Nossos avós tinham uma vida na lavoura, iam à feira livre fazer compras. Hoje, nós pegamos o metrô, descemos num shopping center, entramos num carro com Insulfim, descemos na garagem de um prédio e subimos de elevador. Como toda doença autoimunitária, a esclerose múltipla aumentou muito nos dias atuais. Nosso nível de exposição solar é hoje quase o mesmo que o dos ratos de laboratório”, adverte Cícero Coimbra.”
O QUE POSSO DIZER QUE NÃO É O MEU CASO ... MAS AGORA, COMO DESCOBRIR SE ESTE COMPLEMENTO SERÁ REALMENTE EFICAZ E SE É NECESSÁRIO, JÁ QUE A MINHA EXPOSIÇÃO AO SOL É RELATIVAMENTE BOA. ACREDITO QUE NO INVERNO SERÁ EFICAZ, MAS NO VERÃO, COMO FICA? POSSO ESTAR FALANDO A MAIOR BOBAGEM DO MUNDO, POIS AINDA NÃO CONVERSEI CLARAMENTE COM MEU MÉDICO SOBRE ISSO, MAS É UMA DÚVIDA RAZOÁVEL, NÃO ACHAM?

6 comentários:

  1. Olá, acabo de divulgar um trabalho que vem muito a calhar com esse seu último post. Também sou portador de esclerose múltipla e realizo um tratamento apenas com vitamina D, justamente com o dr. Cícero Galli Coimbra. A minha doença está estabilizada há dois anos, assim como a de muitos outros pacientes dele, e soltei essa semana um documentário que produzi sobre esse tratamento, com várias pessoas que se utilizam dele. Espero que te ajude de alguma maneira.

    Para acessar:
    http://vitaminadporumaoutraterapia.wordpress.com/

    Abraço,
    Daniel Cunha

    ResponderExcluir
  2. Olá amiga esclerosada, eu realmente não consigo tomar sol, fico muito cansada e era um dos passeios que mais gostava de fazer, mas infelizmente não consigo mais. Já ouvi falar muito bem do tratamento com Vitamina D. Mas converse bastante com teu médico, afinal você é uma privilegiada, consegue tomar sol e frequentar uma praia! Que invejinha boa ... rs

    ResponderExcluir
  3. Se você já desenvolveu uma doença auto-imune, vai precisar tomar altas doses de Vitamina D diariamente, somente a exposição ao sol não é suficiente para que seu sistema imunológico normalize. Mas é necessário acompanhamento médico, pois se tomar Vitamina D em altas doses (conforme preconiza o tratamento do Dr. Cicero) seu organismo poderá absorver Cálcio em excesso e você poderá desenvolver uma nefrite grave. Então é necessário eliminar alimentos ricos em cálcio da sua dieta, pois seu organismo irá absorver integralmente o Cálcio dos alimentos. A recomendação é que esse tratamento seja feito com acompanhamento médico, caso contrário pode ser perigoso para sua saúde.

    ResponderExcluir
  4. OLÁ ... NA VERDADE MEU TRATAMENTO TODO É ACOMPANHADO PELO MEU MÉDICO ... A VITAMINA D NÃO É PELO DR COIMBRA, MAS MEU MÉDICO QUE ME TRATA DESDE O COMEÇO COM A EM QUE DECIDIU INICIAR O TRATAMENTO COM A VITAMINA, NÃO FAÇO NADA, ABSOLUTAMENTE NADA SEM A PERMISSÃO DELE ... LÓGICO QUE NO DECORRER DO TRATAMENTO DÚVIDAS SURGEM E EU VOU TIRANDO ... COMO ACONTECEU POSTS ACIMA ... MAS INDEPENDENTE TE DER OU NÃO CONTRA INDICAÇÕES, UMA DOSE MUITO ALTA NO CORPO ENTRA NO QUE SE CHAMA DE TAXA TÓXICA E PODE SIM DAR PROBLEMAS GRAVES AO ORGANISMOS, ENTÃO TUDO TEM QUE SER CONTROLADO ... E SABENDO QUE TEM UM PROBLEMA DE SAÚDE NÃO CUSTA PERGUNTAR AO MÉDICO O QUE PODE OU NÃO ... EU PERGUNTO ATÉ COISAS BOBAS OU QUE PODEM PARECER BOBAS, MASSSSS ... MELHOR PREVINIR DO QUE REMEDIAR, NÃO!? RS

    ResponderExcluir
  5. Ola, eu gostaria de te falar que hj faço tratamento apenas com a vitamina d, eu estava tendo surtos de mes em mes, quando resolvi fazer o tratamento so com a vitamina d ja estou a 7 meses sem nada, e melhorando minha vida cada dia mai. lifelixvianna@uol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ... eu tomo dosagens baixas, mas tb uso a vitamina D ... tb estou muito bom, é legal saber que muitas pessoas estão se beneficiando com este tratamento!!!

      Excluir